quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vida Cristã: Uma grande maratona

Deus tem colocado algo diferente em meu coração. Tenho tentado entender um pouco mais sobre o amor incondicional de Jesus e a medida que eu entendo esse amor, entendo que tenho que repassar para os outros. Entendo que tenho que amar mais a cada um. As vezes colocamos uma expectativa nas pessoas e queremos que elas correspondam, mas no entanto não estamos treinando elas. Vou usar uma ilustração que Deus me deu. Baseado em 1 Coríntios 9: 24-27:
24 -Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.
25 -Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.
26 -Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
27 -Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
É como se nós fossemos maratonistas, acostumados a correr mais de 20 KM e chamássemos as pessoas para correr conosco 25 KM num final de semana. Faríamos isso sem dar um treinamento a elas nem dar um tempo para se prepararem. O que teremos?
O resultado final seria que alguns pulariam fora só pelo fato da maratona ter 25 KM.
Outros se empolgariam mas desistiriam nos primeiros 2 KM, pois nunca correram antes e não possuem o menor preparo para isso.
Alguns que já possuem algum preparo desistiriam antes dos 10 KM pois não possuem a resistência necessária para agüentar uma corrida constante no ritmo que estavam
Passando os primeiros 10 KM, teríamos alguns pensando “ Uau, eu sou o cara! Vou agüentar até o final”. Mal ele sabe que depois da curva vem uma subida íngreme, como a subida da brigadeiro Luis Antonio na maratona da São Silvestre. Ele não se prepara para a subida e quando chega no meio dela, vai ficando para trás, até desistir por completo.
Quando chegar no fim da prova, quantos terminariam a corrida? Muito poucos, pq não demos o treinamento necessário nem o respeitamos o tempo que cada um leva para conseguir adequar seu condicionamento físico ao treinamento e à corrida.
Antes de chamarmos as pessoas para a corrida, temos que dar um treinamento antes e temos que respeitar o limite de cada um. Alguns conseguirão correr os 25 KM em um mês, outros em dois meses e assim por diante. Cada um tem um tempo para se adequar. Nosso maior erro é achar que todos são iguais e colocarmos um padrão alto demais sem que todos estejam preparados para responder.
Se nos colocarmos no papel de técnicos, saberemos em qual fase cada um está, então poderemos elaborar um “programa de crescimento” para cada atleta de nossas células e todos crescerão, de forma consistente, até conseguirem atingir seus objetivos.
É esse amor que quero compartilhar com vcs. Temos que:
Pensar e orar por cada um de nossas células. Só assim podemos remover todos os empecilhos (ou a maior parte deles) para que o treinamento seja bem feito.
Antes de querer levá-los a correr a maratona, temos que treiná-los para isso. Em muitos casos temos que fazê-los acreditar que eles podem correr essa maratona conosco. Esse treinamento vem através da combinação (Oração + Jejum + Comunhão + discipulado). Com eles pensando nisso diariamente, fica mais fácil trabalharmos o próximo passo.
Levá-los a dar os primeiros passos. Lembre-se que cada um começa de um jeito. Alguns começam com uma leve caminhada..outros com uma disparada (mas cansam no meio do caminho). Temos que levar cada um a entender onde estão e continuar a corrida de onde pararam
Não adianta cobrarmos uma corrida de 25 KM deles se nós não estivermos preparado para correr 50 KM. Exatamente o dobro! Temos que estar preparados para correr sempre o dobro (leiam Mateus 5: 41)
Pessoal, só assim conseguiremos avançar. Quando todos estiverem, pelo menos, acreditando que podem correr conosco.

Juliano B. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário